quarta-feira, 11 de março de 2009

«Marcas valem menos do que as empresas pensam»

Jornal Briefing, do dia 11 de Março de 2009, é possível ler-se:

«Marcas valem menos do que as empresas pensam», diz CIO da Y&R Brands.

Passo a citar:
" Para os consumidores, as marcas valem menos do que as empresas julgam (será pela elevada fixação dos tão famosos chineses?), e é por isso que há uma quebra acentuada da confiança entre ambos. Esta é uma das principais ideias do livro «The Brand Bubble», do Chief Insights Officer do grupo Young & Rubicam, John Gezerma, e que o autor desenvolveu ontem em Lisboa, no regresso das Cream Talks, organizadas pela network portuguesa da WPP.
Na década de 70 as marcas valiam 5% de uma empresa, hoje chegam a ter quase um terço do valor operacional dessa empresa. (Daí vem a badalada frase que oiço da minha avó: os tempos já não são o que eram...)
Segundo Gezerma, a crise é apenas um dos factores que irá colocar o valor das marcas - e a sua viabilidade futura - em cheque, uma vez que os consumidores, com os bolsos vazios, vão esperar pela recuperação económica para tomarem as suas decisões de compra e apenas irão adquirir os produtos essenciais e em que confiem, independentemente do seu preço. (Será que nesta altura tão problemática é bom apostar num bom plano publicitário para a promoção das marcas de confiança dos consumidores?)
(...)
Responsabilidade social (a tal responsabilidade que tanto ouvimos falar nesta última semana de aulas), sustentabilidade, transparência e visão da empresa que detém a marca, experiências tangíveis para os consumidores e utilização de novos canais para interagir são outros dos conselhos de John Gezerma para ajudar as marcas nesta recessão económica.
(...)
«Há muitos consumidores a abandonarem as marcas porque estas não se esforçam o suficiente e não são suficientemente criativas. (Será que precisam da ajuda de Miguel Lima? Considerado uma das 50 mentes mais criativas? - O marketing não é um departamento, mas uma forma de pensar da empresa», referiu.
(...)

Podem ler a etrevista na integra no link: http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=1048618&div_id=3419

(Por Catarina Fernandes)

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