terça-feira, 10 de março de 2009

«Mercado publicitário em Queda?»

Este é o título de um dos artigos da última edição da Marketeer (nr. 152 - Mar/09).

Um grupo de responsáveis de agências de meios e de agências de publicidades reuniram-se num almoço em que procuraram abordar quais os principais desafios para o sector.

A crise financeira e económica afecta igualmente os modelos de negócio, pelo que as empresas devem repensar as suas estratégias. É opinião de Luís Mergulhão (CEO da Omnicom Media Group) que a solução poderia passar pela viabilização do consumo privado, uma vez que é daqui que depende a confiança das famílias. Havendo confiança e recursos financeiros, as famílias terão tendência para consumir mais e consequentemente o aumento do consumo levará ao aumento das expectativas dos empresários para o desenvolvimento de investimentos. E, como é óbvio, o investimento publicitário poderá ter alguma força na alavancagem da economia. Como? Através de incentivos fiscais... Sendo a comunicação um sector estratégico para a recuperação da confiança, a ideia seria incentivar os investimentos publicitários das empresas que fazem parte do tecido empresarial.

E quem vai ter mais facilidade em ultrapassar esta crise? Os grandes grupos de comunicação? As agências mais pequenas? João Wengorovius (CEO da BBDO) considera que não é uma questão de dimensão. É uma questão de proposta de valor. Rui Trigo (Presidente da Brandia Central) está de acordo com esta linha, reforçando até que é na proposta de valor que reside o grande "segredo".

As agências de publicidade vão ter de ser mais competitivas, ganhar valências e recuperar o campo de media e brand entertainment. As agências de meios têm de ganhar o espaço da estratégia de comunicação das marcas.

Ainda durante a entrevista é destacado algo que, a mim, me pareceu importante: o consumidor está cansado da publicidade.

Então se o consumidor está cansado da publicidade, como as marcas vão chegar até ele? Que papel é que as agências podem ter? Será que temos de encontrar uma outra forma de "fazer publicidade"?

E então não é que existe?! João Wengorovius destaca a internet e as redes sociais. E este tema «O que ganham as marcas com as Redes Sociais» é o tema da capa da Marketeer (e não, não tenho nenhuma avença com a revista, nem ganho comissão sobre a divulgação.....). Aconselho vivamente a lerem....

Sabiam por exemplo que Barack Obama contratou um dos criadores do Facebook para criar uma rede o MyBo que conseguiu juntar 1,5 milhões de membros, angariando através desta rede social grande parte dos 482 milhões de euros para a sua campanha? Pois...

Inspirem-se...

(colocado por Ana Lebre)

Sem comentários:

Enviar um comentário